Funções do Solo


A ONU- Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo.

A degradação do solo é reconhecida como componente de risco para manutenção da vida no planeta. Enquanto isso, o aumento da população implica em maior demanda por alimentos e matéria prima vegetal. Depara-se assim com o dilema de, ao mesmo tempo, produzir alimentos, reduzir os impactos ambientais causados pelo uso intensivo do solo, recuperar grande parte dos recursos naturais já degradados e, ainda, preservar os sistemas naturais remanescentes.

 Fonte:www.fao.org

Comentários

  1. Solo triste. Dez anos depois...



    HOJE APÓS UMA DÉCADA
    MEU CORAÇÃO TÃO CONTRITO.
    POIS CHEGOU A HORA DO PRANTO
    PARTE DOS HOMENS DOENTES
    A NATUREZA GEMENTE
    NÃO BROTAM NEM MAIS SEMENTES
    POBRE SOLO JÁ SEM COR.

    PORQUE DO SOLO FERIDO
    TÃO EXPLORADO E ESQUECIDO
    BRAME DE DENTRO DA TERRA
    POR TRANSFORMAR-SE EM CRATERA.
    E O UNIVERSO SENTIDO
    CHORA LÁGRIMAS COR DA FLOR
    PRA O HOMEM COM FOME E DOR.

    MEU AMADO SOLO TRISTE
    TAMBÉM EU POR TI SOLUÇO
    MEU CORAÇÃO SENTE AO VER-TE
    QUE MAIS FRAQUINHO CONTINUAS.
    E O HOMEM NÃO SE DEU CONTA
    SUGA-TE A VIDA SEM DAR-SE CONTA
    QUE PAGA POR ESSA AFRONTA.

    MEU SOLO TRISTE RESISTA!
    CRIANÇAS LUTAM POR TI.
    TU TERÁS TEUS NUTRIENTES
    DA FLOR VAI BROTAR A SEMENTE.
    NOVA GERAÇÃO CONSCIENTE
    TE CUIDARÁ COM CARINHO
    MEU PEITO SERÁ TEU NINHO.

    Ps; Solo rico agora vai suprir o homem,
    Bem sei que, na tormenta aprendeu a lição.

    Goretti Albuquerque.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Um poema aos solos!