Estudantes nota 10!

As estudantes Michele e Isabella participaram das nossas atividades no Parque CienTec. Elas precisavam realizar uma pesquisa de campo como parte do trabalho de conclusão do curso de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. O trabalho delas aborda o uso das tintas de solo como alternativa na hora de pintar os ambientes internos e externos das construções civis. 

Na apresentação do trabalho na ETEC, elas montaram uma alvenaria para mostrar a eficácia das tintas de solo e fizeram amostras das cores que elas usaram.

As estudantes adoraram o Projeto Solo na Escola e também contribuíram muito para a divulgação do nosso projeto! 

Obrigada, meninas!!
Esperamos a participação de vocês no VIII Simpósio de Educação em Solos!!

Veja o resumo do trabalho delas:
                                                                    Tintas Naturais com Solo
Nosso projeto tem por objetivo apresentar uma alternativa rentável e natural para quem utiliza as tintas sintéticas comuns, optando pelo uso das tintas feitas com solo, principalmente no setor de construção civil. As tintas sintéticas são caras e possuem odor forte, agredindo não só o meio ambiente mais a nossa saúde também. Os solventes e os aditivos utilizados no processo de fabricação, em sua maioria, são derivados de combustíveis fósseis, conhecidos como Compostos Orgânicos Voláteis (COV), que emitem gases poluentes em ambientes externos e internos. Por essa razão, as tintas são as causas mais frequentes de dores de cabeça, enxaquecas, rinites e manchas na pele. Ao contrário das sintéticas, as tintas naturais possuem apenas água, cola e solo.
O projeto objetivou também expor a importância dos solos e sua riqueza, suas modificações em diferentes ambientes e seu alto potencial de aplicações com as tintas. Pode ser em madeira, papel, alvenaria, artesanato, etc.
Seguimos para todo o trabalho a metodologia do projeto Cores da Terra da Universidade Federal de Viçosa. Coletamos o solo da Região Central de Santo André, SP, o qual mostrou excelentes resultados nos testes de sedimentação e cobertura em comparação com os solos de outras regiões escolhidas. No total, fizemos 2,8L de tinta com 1120g de solo seguindo a proporção 2:2:1.
 Para comprovar o desempenho e eficácia das tintas, construímos uma pequena alvenaria onde deixamos um dos lados sem pintura, para que todos pudessem ter contato com as tintas na apresentação do projeto. Assim, conseguimos mostrar que pode-se produzir tintas de qualidade de forma prática e renda baixa, estimulando a educação ambiental. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!