15 de ABRIL - DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Hoje é o Dia da Conservação do Solo. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento do pesquisador norte americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos. Foi ele o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Aqui no Brasil, essa data entrou legalmente no calendário nacional, no dia 13 de novembro de 1989, instituindo 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo!Devemos entender e refletir sobre essa data , já que muitas vezes esquecemos da importância primordial que o solo tem para existência da nossa vida! Os solos funcionam como alicerces da vida em ecossistemas terrestres. O solo é o meio natural onde crescem as plantas (onde elas se fixam por meio das raízes e de onde retiram água e nutrientes), as quais o ser humano pode utilizar como fornecedora de alimentos, madeira, fibras para confecção de papel e tecidos, etc. Do solo também podem ser retirados materiais para construção de estradas, barragens de terra em açudes e casas, e para confecção de artigos em cerâmica.


Há muito tempo o empobrecimento dos solos preocupa o ser humano. Porém, na maior parte dos casos, o homem tem se empenhado mais em acelerar o empobrecimento das terras, pois matas são derrubadas e queimadas são feitas desordenadamente. As encostas íngremes são aradas na direção da maior declividade, os pastos são superlotados com rebanhos, o que ocasiona o pisoteio excessivo do gado, o revolvimento com arado, a agricultura submetida à monoculturas sem restituição da fertilidade natural, entre outros.

Não é só no do Dia da Conservação do Solo que devemos discutir sua importância e perceber sua grandiosa função na natureza. Devemos discutir e perceber isso no nosso cotidiano, na escola e na universidade. 

Este é o compromisso que o todos os Projetos brasileiros de Educação em Solo querem desenvolver na sociedade. O crescimento destes projetos nas universidades brasileiras não é à toa. Isso ocorre porque os solos ainda não receberam a devida importância para a sua conservação. Há muito empenho por parte das instituições, governo e mídia em se economizar água, preservar florestas, não poluir o ar, enfim, questões ambientais de extrema importância também. Entretanto, aos solos ainda não foi dada a devida atenção.

Sendo assim, os responsáveis por Projetos de Educação em Solos têm a responsabilidade de despertar nos estudantes e na sociedade, o uso consciente e responsável desse recurso. E todos nós temos a obrigação de fazer um uso consciente deste recurso natural tão importante, mas ainda esquecido por muitos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!