Biblioteca Espectral de Solos do Brasil - BESB

A Biblioteca Espectral de Solos do Brasil - BESB 
foi destaque na revista da FAPESP, no dia 24/02/2014
Um acervo on-line com informações sobre a composição de amostras de solo coletadas em diferentes regiões e estados do país está sendo montado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -Esalq - da Universidade de São Paulo - USP.  

A espectroscopia é uma técnica utilizada, que fornece uma espécie de impressão digital do material a partir da interação da amostra de solo com uma fonte de luz. Com isso, são obtidos dados importantes para o planejamento agrícola, como teor de argila, carbono, capacidade de troca de cátions e ferro.

Os dados relativos a cada amostra estarão armazenados no acervo, vinculados ao nome do pesquisador e da instituição que colaborou com o envio do material. A participação de pesquisadores interessados com o projeto é muito importante para compor o acervo. O pesquisador deve coletar a amostra, efetuar as análises química e granulométrica e eviar o material conforme as instruções do site da biblioteca.

A conclusão da Biblioteca Espectral de Solos do Brasil está prevista para julho de 2015, embora a coleta de dados vá seguir de forma contínua. 

Site da Biblioteca Espectral de Solos do Brasil: http://bibliotecaespectral.wix.com/esalq

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!