Nosso cantinho no CienTec/USP...

GaLeRa!!!

O nosso grupo de Educação em Solos existe há três anos, e neste tempo trabalhamos duro para conseguirmos um espaço próprio onde pudéssemos desenvolver nossas atividades com as escolas. A grande notícia agora é que finalmente estamos prestes a inaugurar o nosso tão sonhado cantinho!

O ensino de solos muitas vezes é esquecido nas escolas ou tratado de forma bem superficial, o que pode gerar o desconhecimento dos alunos. Por isso, o nosso novo espaço tem como objetivo principal desenvolver exposições e atividades dinâmicas para que alunos e professores do ensino fundamental e médio possam aprender através do contato direto com o solo.

O nosso espaço para Educação em Solos pertence a um Programa apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão universitária e está localizado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec/USP).

Este nosso projeto foi baseado em um já existente, chamado Projeto Solo na Escola, da Universidade Federal do Paraná. Além da UFPR, outras universidades realizam projetos semelhantes a esse. A própria Universidade de São Paulo já possui na ESALQ um Programa Solo na Escola.

Porém, o momento agora é da USP Capital que está prestes a inaugurar no Parque CienTec um local para as atividades de Educação em Solos. Isso tudo foi conseguido graças ao esforço do nosso grupo de estudantes da GEOGRAFIA – USP, sob iniciativa da Profª Drª Déborah de Oliveira!

Somos privilegiados por estarmos neste Parque, isto porque o CienTec é um lugar muito preparado para realizar atividades educativas para crianças, jovens a adultos:

‘‘O Parque CienTec é uma instituição que oferece entretenimento educativo e de qualidade para crianças, jovens a adultos. Por meio de seus diferentes passeios, demonstrações e experiências, a ciência e a tecnologia ficam muito mais próximas do visitante, que aprende enquanto se diverte e se diverte enquanto aprende. Programas educacionais orientados e um ambiente privilegiado e circundado por Mata Atlântica permitem ao Parque CienTec oferecer aos seus visitantes uma alternativa moderna para o aprendizado da ciência, da tecnologia e da cultura humanística em geral.’’ http://www.usp.br/cientec/index.htm

Vamos ver as fotos da nossa salinha...
  




 Alguns dos nossos experimentos...






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!