Olá Pessoal,

           Esta semana (03/09 a 06/09) está acontecendo no Departamento de Geografia da USP a semana de Geografia Física, que em seu primeiro minicurso teve como tema Geomorfologia e Pedologia do Pantanal Mato-Grossense. Aproveitando o que vimos no minicurso, o texto desta semana será sobre os solos presente no Pantanal Mato-Grossense como um todo e, os solos encontrados na RPPN SESC Pantanal.

           O Pantanal Mato-Grossense está localizado em uma bacia sedimentar de origem terciária (LEPSCH, 2010), bacia do Alto Paraguai que começou a se formar durante a orogênese andina (a área sofreu subsidência), apresenta-se como uma das maiores áreas úmidas do planeta, que recebe sedimentos de seu entorno desde o Cenozoico e, isso interfere nos solos que caracterizam o Pantanal. Os principais tipos de solos encontrados são: os Planossolos, os Espodossolos, os Plintossolos e os Gleissolos.
         Os Planossolos podem ser encontrados em locais onde a dinâmica fluvial provoca a sucessão de depósitos com granulometria contrastante. No caso do Pantanal, encontra-se, principalmente, o Planossolo Nátrico, que possui alta concentração de sódio (15%).
           Os Espodossolos concentram-se no leque do rio Taquari, eles possuem um horizonte claro arenoso sobre outro escuro (LEPSCH, 2010; 107). Esse tipo de solo é pobre em nutrientes e mal drenado, fato que pode ser observado nas áreas do Pantanal onde ele é encontrado.
           Os Plintossolos são solos presente, principalmente, em regiões que sofrem inundações periódicas, por causa da oxirredução, e que possuem clima mais quente. Uma característica marcante desse tipo de solo é a presença de um horizonte com acúmulo de ferro e/ou alumínio na forma de nódulos e, até mesmo, camadas continuas.
          Os Gleissolos são localizados em áreas que permanecem inundadas durante a maior parte do ano, como as várzeas; devido à redução do ferro, o solo é descolorido, acinzentado.
          Na RPPN SESC Pantanal encontram-se, também, vertissolos (principalmente próximo às margens do Rio Cuiabá) e cambissolos. Os primeiros, quando secos, formam fendas devido à presença de argilas com capacidade de expansão e contração, estão presentes nas porções mais baixas. Os Cambissolos encontrados são os Flúvicos, que ocorrem em planícies fluviais.
         O que podemos inferir sobre as características pedológicas do Pantanal é, principalmente, que elas se relacionam com a dinâmica de inundação dessa grande

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de 10 filmes que falam sobre o solo e questões ambientais para crianças e adolescentes

Funções do Solo

Um poema aos solos!